
'Você sabe ler?': Putin comenta a retórica russófoba do chefe da OTAN

O secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, foi descrito nesta sexta-feira (19) pelo presidente russo, Vladimir Putin, como "inteligente, sistemático e eficaz" durante seu mandato como primeiro-ministro dos Países Baixos, mas afirmou que suas declarações atuais sobre o suposto conflito com a Rússia não fazem sentido.

Durante sua tradicional maratona anual de perguntas e respostas, o presidente se disse "surpreso" com as afirmações agressivas do chefe da Aliança Atlântica, a quem conhece pessoalmente e considera um "político inteligente".
"Conheço pessoalmente o atual secretário-geral da OTAN, o senhor Rutte. Ele foi primeiro-ministro dos Países Baixos. Na época, fui lá visitá-lo, conversamos; ele é uma pessoa inteligente", lembrou Putin.
"Sei que ele era um primeiro-ministro inteligente, sistemático e eficaz, e a economia dos Países Baixos está em boa situação, e isso é, em parte, mérito dele", acrescentou.
No entanto, em seu cargo como secretário-geral da OTAN, ele mudou a retórica em relação à Rússia. "O que ele diz agora? Às vezes, dá vontade de perguntar: 'Ei, por que você fala em guerra com a Rússia?'. Eles querem se preparar para uma guerra com a Rússia. Você sabe ler? Leia a nova Estratégia de Segurança Nacional dos EUA", recomendou Putin, referindo-se ao fato de que esse documento destaca que a Rússia não figura como inimiga de Washington.
Sobre as declarações de políticos europeus a respeito dos supostos “perigos da Rússia”, Moscou tem rejeitado repetidamente esse tipo de afirmação, classificando-as como pura "bobagem".
Para Putin, a narrativa de que a Rússia planeja atacar a Europa ou países da OTAN é uma "mentira inverossímil" que se tenta impor à opinião pública da Europa Ocidental.
OTAN é uma 'aliança defensiva'? Descubra em nosso artigo.
CONFIRA AQUI AS PRINCIPAIS DECLARAÇÕES DE PUTIN EM SEU BALANÇO DO ANO DE 2025.

