
'Não haverá nova operação militar se Ocidente respeitar a Rússia', declarou o presidente russo

Ao responder a uma pergunta da BBC, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, garantiu que Moscou não tem intenção de empreender novas operações militares especiais caso o Ocidente a trate com respeito.

"Não haverá nenhuma operação se vocês nos tratarem com respeito e respeitarem nossos interesses da mesma forma que temos tentado respeitar constantemente os seus", disse ele.
O presidente russo acrescentou que isso também não ocorrerá se o Ocidente não voltar a enganar a Rússia, como fez com a expansão da OTAN para o leste.
"Eles disseram que não haveria expansão da OTAN para o leste, nem um único centímetro. É uma citação textual. E o que aconteceu? Como se diz em nosso povo, eles nos deixaram na mão", denunciou ele.
Putin sublinhou que, neste caso, os países ocidentais "simplesmente desprezaram" os interesses da Rússia quanto a sua segurança.
🇷🇺Putin afirma que não haverá nova operação militar se Ocidente respeitar a RússiaO presidente lembrou que o Ocidente enganou Moscou com a expansão da OTAN para o leste e continua a agravar a tensão ao falar constantemente que se estão a preparar para uma guerra com a Rússia. pic.twitter.com/W6V9pj0hzo
— RT Brasil (@rtnoticias_br) December 19, 2025
Ele enfatizou que os líderes políticos ocidentais "criaram a situação atual com as próprias mãos" e continuam a agravar a tensão ao falar constantemente que estão se preparando para uma guerra com a Rússia.
CONFIRA AQUI AS PRINCIPAIS DECLARAÇÕES DE PUTIN EM SEU BALANÇO DO ANO DE 2025.
