Fome na Europa? Cidadãos coletam batatas jogadas durante protesto contra acordo UE-Mercosul

Após uma onda de protestos contra o acordo da União Europeia (UE) com o Mercosul, que tomaram as ruas de Bruxelas na quinta-feira (18), cidadãos europeus são vistos coletando batatas que manifestantes tinham lançado contra a polícia.
🚨BREAKING NEWSAfter farmers dumped potatoes on the roads in Brussels, locals started collecting them from the roadside. Apparently, they take Alexander Lukashenko much more seriously and listen to him than their own leaders 😂 pic.twitter.com/fnJQhcIXNb
— Aleksey Berezutski 🇷🇺🎖 (@aleksbrz11) December 18, 2025
As manifestações reuniram milhares de agricultores em um cerco do Parlamento Europeu na capital belga, enquanto líderes da União Europeia se reuniam no Parlamento Europeu para discutir o uso de ativos russos congelados para financiar a Ucrânia.
Ao perdedor, as batatas
O alvo da ira dos manifestantes é o acordo comercial entre a UE e o Mercosul — composto por Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia — que também estava em discussão na cúpula.
O acordo, que vem sendo negociado há 25 anos, visa a criação a maior zona de livre comércio do mundo, facilitando a exportação de produtos europeus para a América do Sul, principalmente automóveis e maquinário, e permitindo a entrada na UE de produtos sul-americanos, principalmente agrícolas e matérias-primas.
🇪🇺🥔🔥Lanzan papas al Parlamento Europeo y queman un 'ataúd' de agricultura Entre 10.000 y 15.000 agricultores acudieron a Bruselas para protestar contra la política de la UE relacionada con el sector y la firma de un tratado contra Mercosur https://t.co/ZfVbOepqh5pic.twitter.com/OuVkyYONe4
— RT en Español (@ActualidadRT) December 18, 2025
Os agricultores europeus afirmam que o tratado destruirá o tecido agropecuário dos continente e comprometerá a segurança alimentar, introduzindo uma concorrência injusta contra os produtos latino-americanos.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram os manifestantes bloqueando ruas com tratores, acendendo fogueiras em frente ao edifício do Parlamento Europeu e atirando batatas, que continuam dificultando o tráfego nas ruas de Bruxelas.
🇧🇪 Potato Aftermath, Brussels, Belgium The farmer protest against the EU, saw them line the streets of Brussels with potatoes everywhere. What is this BMW get stuck the morning after! pic.twitter.com/vJdFWPKvGh
— Concerned Citizen (@BGatesIsaPyscho) December 19, 2025
- Sob bloqueio francês, os líderes europeus adiaram novamente o acordo comercial com Mercosul, conforme anunciado pelo presidente Emmanuel Macron nesta sexta-feira (19).
- Ao mesmo tempo, aprovaram um plano que concede à Ucrânia um novo empréstimo de 90 bilhões de euros (R$ 583 bilhões) ao longo dos próximos dois anos, utilizando fundos do orçamento conjunto do bloco, sustentado em última instância pelos contribuintes europeus.
