Notícias

Deputados do PL são alvo de operação da Polícia Federal por desvio de cotas parlamentares

A PF cumpriu mandados contra Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy, dando sequência a uma operação de dezembro de 2024, em que se apura uso de empresas de fachada para desviar verba pública.
Deputados do PL são alvo de operação da Polícia Federal por desvio de cotas parlamentaresLula Marques/ Agência Brasil/Camarâ dos Deputados

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta sexta-feira (19) a operação Galho Fraco, que apura suposto desvio de recursos públicos destinados a cotas parlamentares.

A ação é uma continuidade da operação Rent a Car, deflagrada em dezembro de 2024. Ela busca cumprir no Distrito Federal e no estado do Rio de Janeiro sete mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), seguindo uma investigação que apura crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Conforme informações divulgadas pela jornalista Camila Bomfim no g1, alguns destes mandados foram cumpridos contra os deputados Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy, ambos do PL-RJ. Sóstenes é também líder do partido na Câmara dos Deputados. As investigações apontam que os parlamentares estariam envolvidos no direcionamento de verbas públicas para empresas de fachada, incluindo uma locadora de veículos.

A investigação tinha foco inicial nos assessores dos parlamentares, mas indícios de envolvimento dos próprios deputados foram revelados após a apuração de mensagens de celular, depoimentos e dados obtidos por meio de quebras de sigilo.