Menos dívida, mais crescimento: Putin exalta prosperidade russa em oposição à crise europeia

O presidente russo, durante sua maratona anual de perguntas e respostas, indicou que a dívida pública do país não superará 20% do PIB nos próximos três anos.

A dívida pública russa continua entre as mais baixas das economias desenvolvidas, declarou o presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante seu balanço anual de perguntas e respostas sobre os resultados do ano, nesta sexta-feira (19).

Conforme o levantamento do portal analítico Trading Economics, a dívida pública da Rússia representa 16,7% do total do Produto Interno Bruto do país. O presidente Putin reafirmou que, nos próximos três anos, a dívida russa não deve subir a um nível superior a 20%.

Comparativamente, os países ocidentais registram níveis significativamente maiores: 44% no Reino Unido, 62% na Alemanha, 113% na França e 124% nos Estados Unidos.

Prosperidade

Putin ainda destacou que, em três anos, o crescimento da economia do país foi de 9,7%, um ritmo "muito mais alto do que na Europa". Ele também indicou que o problema de inflação na Rússia está se resolvendo, estimando uma taxa 5,7-5,8% no fim do ano.

Frente aos dados positivos, o presidente aproveitou para homenagear os funcionários do país, que "fizeram um ótimo trabalho".

CONFIRA AQUI AS PRINCIPAIS DECLARAÇÕES DE PUTIN EM SEU BALANÇO DO ANO DE 2025.