Notícias

Herói da Rússia detalha libertação de Seversk: 'Os ucranianos fuzilaram civis jovens'

Um comandante de uma companhia de assalto do Exército russo relatou como ucranianos fuzilaram jovens civis entre 30 e 40 anos, sem julgamento ou investigação.
Herói da Rússia detalha libertação de Seversk: 'Os ucranianos fuzilaram civis jovens'Reprodução/vídeo

Um Herói da Rússia, que participou da libertação da cidade estratégica de Seversk, localizada na República Popular de Donetsk, forneceu detalhes de como o Exército Russo conseguiu libertar a localidade.

Durante o tradicional balanço do ano do presidente russo, nesta sexta-feira (19), Vladimir Putin foi questionado sobre a situação na cidade recém-libertada.

Ele respondeu que havia a oportunidade de ouvir tudo em primeira mão, uma vez que o comandante que participou das operações está presente no evento.

Naran Ochirgoriaev, Herói da Rússia, comandante de uma companhia de assalto, relatou que o aspecto mais difícil da libertação da cidade foi chegar lá sem ser detectado, porque "o terreno era aberto e quase não havia abrigos naturais", então "decidiu-se avançar em pequenos grupos sem chamar a atenção".

"E a missão foi cumprida", afirmou o soldado.

Quando questionado sobre o tratamento que os soldados ucranianos dava aos civis que permaneceram em Seversk, ele lembrou que os habitantes locais estavam, há muito, sob "pressão constante", e que quando libertaram sua área, viram que os soldados do Exército ucraniano estavam atirando nos civis que se recusavam a sair com eles.

"As pessoas não tinham armas; eram simplesmente fuziladas por estarem lá", disse ele, acrescentando que, quando entraram, as pessoas estavam em estado crítico, "fisicamente e moralmente exaustas".

Ele acrescentou que executavam principalmente civis jovens entre 30 e 40 anos, sem julgamento ou investigação.

"[Eles executaram] jovens, especialmente jovens entre 30 e 40 anos. Simplesmente os levaram para fora e os fuzilaram sem julgamento ou investigação, todos eles sem exceção", afirmou ele.

O comandante russo também observou que 24 grupos, totalizando 84 pessoas, participaram da libertação de Seversk, e que quatro soldados morreram em combate.

Seversk junta-se a uma série de populações que foram libertadas nos últimos dias. Entre elas estão as localidades de Novodanilovka, na província de Zaporozhie, bem como Chervonoye e Rovnoye, na República Popular de Donetsk.

Nas últimas semanas, na província de Kharkov, foram libertadas as cidades-chave de Kupiansk e Volchansk. Também foi relatada a tomada da cidade de Krasnoarmeisk (conhecida na Ucrânia como Pokrovsk), na República Popular de Donetsk, e de várias localidades em Zaporozhie.

Entenda a importância de Seversk, cidade estratégica de Donbass libertada pela Rússia em nosso artigo