Putin detalha avanços das tropas russas na linha de frente

As tropas russas continuam avançando ao longo de toda a linha de frente, afirmou o presidente russo Vladimir Putin, durante seu balanço anual nesta sexta-feira (19), detalhando a situação em várias áreas da zona do conflito ucraniano.
O presidente destacou que, com a libertação da província russa de Kursk, "a iniciativa estratégica passou completamente para as mãos das Forças Armadas russas".
❗️Putin: 'Logo depois que nossas tropas expulsaram o inimigo do território de Kursk, a iniciativa estratégica passou inteira e completamente para as mãos das Forças Armadas russas" pic.twitter.com/B4x70c1Fma
— RT Brasil (@rtnoticias_br) December 19, 2025
"Nossas tropas estão avançando por toda a linha de frente. Em alguns lugares, mais rápido, em outros, mais devagar, mas o inimigo está recuando em todas as direções", afirmou.
Seversk e Slaviansk
O presidente detalhou as circunstâncias em Seversk, cidade da República Popular de Donetsk, libertada das forças ucranianas na semana passada. Segundo ele, "há oportunidades para avançar em direção a uma das principais áreas fortificadas desta aglomeração, em direção a Slaviansk".
Nesse contexto, ele mencionou as operações em andamento em Krasny Liman, que o levam a crer que a cidade "será conquistada em breve".
"Cinquenta por cento da cidade está sob nosso controle. E a ofensiva continuará, um pouco mais ao sul, em direção a Slaviansk", esclareceu.
Konstantinovka, Krasnoarmeisk, Dimitrov
Nessa mesma grande área urbana, também estão ocorrendo combates em Konstantinovka, onde "mais de 50% da cidade já está sob controle russo", acrescentou.
Falando sobre a parte mais ao sul do front, Putin enfatizou a libertação de Krasnoarmeisk, anunciada em 1º de dezembro, como um trampolim para operações ofensivas em várias direções.
A esse respeito, ele comentou sobre a situação na cidade vizinha de Dimitrov, onde "o inimigo não recebeu ordens nem permissão para depor as armas e está tentando romper o cerco em pequenos grupos". "O inimigo está sofrendo pesadas baixas ali. Eles não estão conseguindo obter sucesso", observou.
Gulyaipole, Kupiansk, Volchansk
Mais a sudoeste, esclareceu que "o Grupo Vostok ["Leste", em russo] está avançando rapidamente pela província de Zaporozhie, libertando uma cidade após a outra", incluindo a cidade de Gulyaipole, que já está "50% sob controle".
Ele também enfatizou que "zonas de segurança estão sendo criadas" nas seções norte da frente, na província de Sumy, onde "a cidade de Volchansk foi capturada", e na província de Kharkov, onde a cidade de Kupiansk passou para o controle russo há algumas semanas.
"O grupo cercado nesta área é significativo; consiste em 15 batalhões, como já mencionei, 3.500 soldados. Eles não receberam ordens para depor as armas. Praticamente não têm chance. Estão completamente cercados por nossas Forças Armadas", enfatizou.
O presidente expressou confiança de que, após o avanço sobre o cerco, as tropas russas continuarão marchando a oeste.
"Estou confiante de que, até o final deste ano, presenciaremos novos sucessos de nossas Forças Armadas nas linhas de frente", afirmou.
CONFIRA AQUI AS PRINCIPAIS DECLARAÇÕES DE PUTIN EM SEU BALANÇO DO ANO DE 2025.

