Putin diz que Rússia está pronta para encerrar o conflito por meios pacíficos

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, faz nesta sexta-feira (19) um balanço anual no formato de linha direta, combinada com uma coletiva de imprensa.

A Rússia está disposta a pôr fim ao conflito ucraniano por meios pacíficos, declarou o presidente Vladimir Putin em seu balanço anual de perguntas e respostas, nesta sexta-feira (19).

O presidente russo destacou que, após as negociações em Istambul, a Ucrânia também aceitou inicialmente os acordos, mas logo desfez o consenso. Agora, o desejo de Kiev de pôr fim ao conflito não é visível, afirmou Putin.

"A única coisa que quero dizer é algo que sempre afirmamos: estamos prontos e dispostos a pôr fim a este conflito por meios pacíficos, com base nos princípios que expliquei em junho passado no Ministério das Relações Exteriores da Rússia, e abordando as causas profundas que levaram a esta crise", declarou Putin.

"Permitam-me lembrá-los de como tudo começou: com o golpe de Estado na Ucrânia em 2014 e a ilusão de uma possível solução pacífica para todos os problemas após os acordos de Minsk", observou o presidente.

Putin lembrou que, em 2022, "quando o regime ucraniano desencadeou uma guerra no sudeste da Ucrânia", a Rússia viu se obrigada a "reconhecer [as] Repúblicas" Populares de Donetsk e Lugansk, na região do Donbass, após referendos populares que decidiram sua adesão à Rússia. "Seria melhor simplesmente permitirem que as pessoas vivessem em paz como quisessem, sem golpes de Estado, sem russofobia".

CONFIRA AQUI AS PRINCIPAIS DECLARAÇÕES DE PUTIN EM SEU BALANÇO DO ANO DE 2025.