Autoridades israelenses demonstram preocupação com a retomada das negociações dos Estados Unidos com o Catar sobre a possível venda de caças F-35, temendo impacto na vantagem militar qualitativa de Israel, informou o The Times of Israel na segunda-feira (15).
O principal receio é que a presença de aeronaves de quinta geração na região reduza a superioridade técnica da Força Aérea israelense e limite sua liberdade de ação no espaço aéreo da região, comprometendo a tradicional vantagem militar do país.
O Catar atua historicamente como mediador entre Israel e o Hamas. Em setembro do ano passado, Israel atacou Doha, capital do país, na tentativa de eliminar os líderes do grupo que estavam no país para participar de negociações para o cessar fogo em Gaza.
As negociações para venda dos caças – que estiveram paradas por 5 anos –, gera ainda mais apreensão em Tel Aviv diante da possibilidade de negociações similares dos EUA com outros países da região, como Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Turquia.