Demitido por idas ao banheiro, chinês alega ter hemorroidas e processa empresa

As imagens de câmeras de segurança apresentadas pelo empregador no tribunal documentaram as saídas do ex-funcionário, a mais longa delas superando quatro horas de duração.

Um engenheiro da China Oriental foi demitido por idas frequentes ao banheiro, informou a imprensa local SCMP, no domingo (14). A reportagem indica que uma das saídas durou mais de quatro horas.

Identificado como Li, da província Jiangsu, teve sua demissão definida após registrar 14 intervalos para ir ao banheiro entre abril e maio de 2024. O homem levou o caso aos tribunais sob alegações de término ilegal do contrato e exigiu uma indenização de 320 mil yuans (cerca de R$ 250 mil), em processo divulgado pela Federação de Sindicatos de Xangai.

Li apresentou seu diagnóstico e medicação de hemorroidas em sua defesa, justificando a necessidade fisiológica para os intervalos. A empresa, entretanto, apresentou imagens de câmeras de segurança que documentaram as saídas, que antecederam o diagnóstico apresentado e, segundo o próprio tribunal, excederam amplamente sua necessidade.

O processo eventualmente foi encerrado por uma mediação entre as partes, acordando em favor do pagamento de 30 mil yuans (cerca de R$ 24 mil) para Li, diante de sua contribuição na empresa desde 2010 e das dificuldades diante do desemprego.