Os cientistas da Universidade Estatal de Medicina de Volgogrado, na Rússia, foram os primeiros no mundo a desenvolver um gel que tem a capacidade de regenerar os ossos humanos, informaram as mídias locais no sábado.
O novo medicamento tem ativadores de regeneração que penetram profundamente nas áreas lesionadas do osso, permitindo que o corpo humano inicie o mecanismo de autocura óssea.
Em experimentos realizados com animais, observou-se que as áreas afetadas em seus ossos foram completamente restauradas com seu próprio tecido, recuperando sua estrutura original. Além disso, foi constatado que esses ossos formaram novos vasos sanguíneos.
De acordo com o cientista Dmitri Kompantsev, atualmente não há análogos do gel em outras partes do mundo. Por outro lado, as mídias locais informam que poderia ser usado em cirurgias maxilofaciais e odontológicas, já que melhora a osseointegração e a formação de novo tecido ósseo.
Também poderia ser usado para tratar feridas ósseas dos participantes da operação militar especial russa causadas por ferimentos com projéteis.