'Operação Sem Desconto' investiga irregularidades no INSS; senador Weverton Rocha é um dos alvos
Na manhã desta quinta-feira (18), a Polícia Federal (PF) deflagrou uma nova fase da Operação Sem Desconto, que investiga irregularidades no pagamento de descontos associativos a aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Entre os alvos da operação está o senador Weverton Rocha (PDT-MA), segundo apurou o g1.
O secretário-executivo do Ministério da Previdência, Adroaldo Portal, foi afastado do cargo e teve prisão domiciliar decretada.
Também foram presos Romeu Carvalho Antunes, filho mais velho e sócio do empresário Antônio Camilo Antunes, conhecido como "Careca do INSS", e Eric Fidélis, filho do ex-diretor de Benefícios do órgão, André Fidélis.
Ao todo, a operação cumpre 52 mandados de busca e apreensão, 16 mandados de prisão preventiva e outras medidas cautelares, todos expedidos pelo Supremo Tribunal Federal.
As ações ocorrem nos estados de São Paulo, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Minas Gerais e Maranhão, além do Distrito Federal.
De acordo com a Polícia Federal, esta fase da investigação tem o objetivo de aprofundar a Operação Sem Desconto e esclarecer a prática de crimes como:
Inserção de dados falsos em sistemas oficiais
Constituição de organização criminosa
Estelionato previdenciário
Atos de ocultação e dilapidação patrimonial
