Notícias

Sheinbaum pede autorização ao Senado para entrada de militares americanos no México

As operações planejadas para datas entre janeiro e março de 2026 dependem da aprovação constitucional do congresso mexicano.
Sheinbaum pede autorização ao Senado para entrada de militares americanos no MéxicoMarco Ugarte / AP

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, apresentou ao Senado um pedido formal para autorizar a entrada de membros das forças especiais dos Estados Unidos no país, incluindo integrantes da unidade de elite Navy SEALS da Marinha. O objetivo é realizar atividades de capacitação e treinamento em colaboração com a Secretaria da Marinha do México, relatou o veículo mexicano Milenio na quarta-feira (17).

Segundo o documento enviado ao Congresso, o contingente de 29 militares americanos ingressariam em 12 de janeiro de 2026 no território mexicano, armados, para participar de exercícios com saída programada em 15 de abril.

"O treinamento planejado oferece uma oportunidade valiosa para alinhar critérios operacionais, trocar conhecimentos derivados da experiência prática e, assim, consolidar uma perspectiva compartilhada e habilidades complementares diante dos desafios de segurança que a região enfrenta", escreve o pedido, citado na reportagem.

O pedido também prevê que pessoal da Marinha mexicana viaje para os Estados Unidos para participar de treinamentos similares, como parte dos mecanismos de cooperação bilateral em matéria de segurança e fortalecimento de capacidades operacionais.

A entrada de tropas estrangeiras requer autorização do Senado mexicano, conforme estipulado na Constituição. O tema deverá ser analisado e votado pela Câmara Alta, em um contexto de debate recorrente sobre os limites da cooperação militar com os Estados Unidos e a defesa da soberania nacional mexicana.