Notícias

'Herdei uma bagunça e estou consertando': Trump discursa aos americanos

Presidente dos EUA denunciou que durante o governo anterior a "fronteira estava aberta", e que seu país "estava sendo invadido por um exército de 25 milhões de pessoas", vindas, segundo o mandatário, de cadeias e instituições psiquiátricas.
'Herdei uma bagunça e estou consertando': Trump discursa aos americanosGettyimages.ru / Doug Mills/The New York Times/Pool

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um pronunciamento à nação nesta quarta-feira (17), na Casa Branca, para destacar as conquistas de seu governo nos últimos 11 meses e delinear suas prioridades para o próximo ano, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, em entrevista à Fox News.

"Acho que a mensagem desta noite é que herdamos uma situação caótica e fizemos um ótimo trabalho", disse Trump a repórteres mais cedo, prometendo que "em breve" seu país "estará mais forte do que nunca".

De acordo com o presidente, durante o governo do ex-presidente Joe Biden, a "fronteira estava aberta" e seu país "estava sendo invadido por um exército de 25 milhões de pessoas", vindas, segundo o presidente, de "cadeias" e "instituições psiquiátricas".

"Herdamos a pior fronteira do mundo e rapidamente a transformamos na mais forte da história do nosso país", disse Trump, observando que "em apenas alguns meses" elas passaram de "piores para melhores". Trump criticou seu antecessor por culpar o Congresso pela incapacidade de fechar as fronteiras.

"Acontece que não precisávamos de uma lei, apenas de um novo presidente", disse.

Economia norte-americana

Após as declarações, Trump concentrou grande parte de seu discurso na economia do país e nas medidas que seu governo tomou para melhorar a situação.

"Estamos tirando nossa economia da beira da ruína", declarou o presidente, atribuindo a alta sem precedentes dos preços ao fato de que "o governo anterior e seus aliados no Congresso saquearam" os cofres públicos em "trilhões de dólares".

"Tivemos [durante a presidência de Biden] os piores acordos comerciais já assinados, e nosso país era motivo de chacota mundial, mas ninguém mais está rindo", afirmou o atual presidente dos EUA. "Nos últimos 11 meses, trouxemos mais mudanças positivas para Washington do que qualquer outro governo na história americana", acrescentou.