
Delegações dos EUA e da Rússia planejam reunião em Miami sobre conflito na Ucrânia

Delegações dos Estados Unidos e da Rússia devem se reunir, entre 19 e 21 de dezembro, em Miami, no contexto das negociações voltadas à resolução do conflito na Ucrânia. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (17) pelo portal Politico, com base em relatos de duas pessoas familiarizadas com o assunto.

De acordo com a publicação, os planos ainda podem sofrer alterações. Caso o encontro se concretize, a administração norte-americana deverá apresentar à delegação russa os resultados da rodada mais recente de discussões diplomáticas relacionadas ao conflito.
O Politico afirma ainda que Washington tem intensificado a pressão sobre a Ucrânia para que aceite concessões necessárias para o encerramento do conflito. Na segunda-feira (15), o portal Axios já havia noticiado a possibilidade de um encontro entre representantes dos Estados Unidos e da Ucrânia.
Segundo o Politico, a delegação russa deve incluir Kirill Dmitriev, representante especial do Kremlin para investimentos e cooperação econômica com países estrangeiros. Pelo lado norte-americano, é esperada a participação do enviado especial Steve Witkoff e de Jared Kushner, genro do presidente Donald Trump.
- Em 14 e 15 de dezembro, Witkoff e Kushner mantiveram longas conversas em Berlim com representantes do regime ucraniano e de países europeus.
