Ocidente financiou terrorismo e promoveu separatismo na Rússia, denuncia Putin

Durante discurso nesta quarta-feira (17), o presidente russo exaltou a recuperação da plena soberania do país como resultado mais importante da operação especial, contra as instigações do Ocidente.

O Ocidente instigou divisões internas dentro da Rússia para exercer pressão sobre o país, afirmou o presidente russo, Vladimir Putin, durante reunião ampliada do Ministério da Defesa nesta quarta-feira (17).

"O apoio [do Ocidente] ao separatismo e ao terrorismo foi claramente demonstrado e executado por meios armados. Os terroristas receberam armas e dinheiro, além de apoio político e informativo em toda a região", disse Putin.

O presidente russo declarou ainda que seu país, graças à operação militar especial, recuperou seu status de plena soberania, o que destacou como o "principal acontecimento" da operação.

O fracasso ocidental na promoção destas divisões e a reafirmação da unidade russa pelo presidente contrastou com o cenário de crise e desconfiança crescentes no continente europeu.

Segundo ele, logo após o colapso da União Soviética, os sinais apontavam para a adesão da Rússia à "chamada família civilizada dos povos europeus", embora "hoje [esteja] claro que não há civilização alguma lá, apenas degradação total".

Confira mais declarações do presidente da Rússia aqui.