O ministro da Defesa russo, Andrey Belousov, afirmou nesta quarta-feira (17) que as forças armadas dos países membros da OTAN estão se preparando ativamente para um confronto militar contra a Rússia nos próximos 5 anos.
Em uma reunião ampliada do Ministério da Defesa da Rússia, presidida pelo presidente Vladimir Putin, Belousov alertou sobre as tentativas de líderes europeus e do regime de Kiev de obstruir os esforços internacionais de paz para o conflito ucraniano.
"Trata-se de prolongar o conflito com o objetivo de enfraquecer o nosso país o máximo possível. Ao mesmo tempo, as forças armadas da OTAN iniciaram preparativos intensivos para confrontar a Rússia até o início da década de 2030", afirmou o ministro.
Belousov mencionou o acordo alcançado pelos países do bloco militar sobre o aumento gradual dos seus gastos militares para 5% do PIB nacional, graças ao qual — segundo ele — os cofres da OTAN aumentarão para 2,7 trilhões de dólares.
"Tudo isso demonstra que a OTAN está se preparando para um confronto militar com a Rússia", enfatizou o ministro, mencionando que representantes oficiais do bloco têm falado aberta e repetidamente sobre os preparativos para tal cenário.
"Não somos nós que estamos ameaçando; somos nós que estamos sendo ameaçados", ressaltou Belousov.
O ministro da Defesa destacou que, diante das ameaças existentes à segurança militar do país, a Rússia está construindo Forças Armadas "modernas e altamente tecnológicas".
OTAN é uma 'aliança defensiva'? Descubra em nosso artigo.
Confira mais declarações do presidente da Rússia aqui.