Notícias

Ministro da Defesa da Rússia afirma que 'colapso das Forças Armadas da Ucrânia é inevitável'

O número de localidades liberadas e de quilômetros quadrados de território libertados em 2025 supera em um terço os números de 2024, informou Andrey Belousov.
Ministro da Defesa da Rússia afirma que 'colapso das Forças Armadas da Ucrânia é inevitável'Sputnik / Grigory Sysoev

O colapso da defesa das Forças Armadas ucranianas é inevitável e os supervisores ocidentais do regime de Kiev também compreendem isso, declarou nesta quarta-feira (17) o ministro da Defesa russo, Andrey Belousov.

O ministro fez as declarações em uma reunião ampliada do Ministério da Defesa do país, com a participação do presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Belousov ressaltou que a prioridade do exército russo é garantir o cumprimento dos objetivos da operação militar especial, definidos pelo comandante supremo.

Iniciativa estratégica

O ministro destacou que, ao longo do ano, as Forças Armadas da Rússia mantiveram com segurança a iniciativa estratégica na zona de combate e realizaram ações ofensivas ativas em praticamente todas as frentes.

Ele acrescentou que, ao longo do ano, mais de 300 localidades e mais de seis mil quilômetros quadrados de território foram libertados, o que supera em um terço os indicadores do ano passado.

O ritmo de avanço dos agrupamentos de tropas russas Vostok ["Leste" em russo], Tsentr ["Centro"] e Zapad ["Oeste"] em comparação com 2024 aumentou entre uma vez e meia e o dobro.

"Por trás desses números há um resultado qualitativo", afirmou, detalhando que a província russa de Kursk foi libertada e importantes pontos de defesa das tropas ucranianas no Donbass e na província de Zaporozhie foram eliminados.

"Em última análise, confirmou-se o que era evidente desde o início: o colapso da defesa das Forças Armadas da Ucrânia é inevitável. Finalmente, também os patrocinadores ocidentais de Kiev compreendem isso claramente", afirmou.