Notícias

Putin: 'Uma mentira, pura loucura' sobre suposta ameaça russa à Europa

O presidente russo enfatizou que seu país, mesmo nas circunstâncias mais difíceis, sempre busca soluções diplomáticas para contradições e conflitos.
Putin: 'Uma mentira, pura loucura' sobre suposta ameaça russa à EuropaSputnik / Grigory Sysoev

Nos países europeus, as pessoas estão sendo instigadas com o medo de um suposto confronto inevitável com a Rússia, mas isso não passa de uma mentira, declarou o presidente da Rússia, Vladimir Putin, nesta quarta-feira (17) em uma reunião ampliada do Ministério da Defesa da Rússia. 

O presidente enfatizou que a situação geopolítica mundial permanece "tensa" e que, em diversas regiões, está se tornando "simplesmente crítica".

"Os países da OTAN estão aumentando e modernizando ativamente suas forças ofensivas, criando e implantando novos tipos de armamento, inclusive no espaço", afirmou Putin.

Ele afirmou que, na Europa, a população está sendo instigada com o medo de um suposto confronto inevitável com a Rússia, acrescentando que tais declarações apenas "aumentam ainda mais o nível de histeria".

"Já disse isso repetidas vezes: isso é uma mentira, um absurdo, uma pura loucura sobre a suposta ameaça russa aos países europeus. Mas é algo feito deliberadamente", declarou o presidente russo.

Putin sublinhou que a Rússia, mesmo nas circunstâncias mais difíceis, "sempre tentou — até o fim, enquanto existiu a mínima possibilidade — encontrar soluções diplomáticas para as contradições e os conflitos".

Ele indicou ainda que a responsabilidade por essas oportunidades perdidas recai "inteiramente" sobre aqueles que acreditaram ser possível dialogar com a Rússia "na linguagem da força".

Ele reiterou que Moscou ainda defende a construção de uma "cooperação mutuamente benéfica e em condições de igualdade" com os Estados Unidos e os países europeus, bem como a criação de um sistema de segurança comum em toda a região da Eurásia.

"Saudamos o progresso alcançado no diálogo com o novo governo dos EUA. Infelizmente, o mesmo não se pode dizer da atual liderança da maioria dos países europeus", afirmou Putin.

Confira mais declarações do presidente da Rússia aqui.