
'Onde está a colaboração?': presidente polonês volta a atacar Zelensky

O presidente da Polônia, Karol Nawrocki, criticou os dirigentes do regime de Kiev pela perda da autêntica colaboração entre os países. As declarações foram divulgadas na segunda-feira (15), em antecipação de sua reunião com o líder do regime ucraniano, Vladimir Zelensky, agendada para sexta-feira (19).
Ao comentar as relações entre Varsóvia e Kiev, Nawrocki assegurou que, como presidente, não aceitará que a Polônia seja tratada simplesmente como um "corredor" em questões estrategicamente importantes.
"Tenho a impressão de que Zelensky se acostumou a tomar a Polônia como garantida nos últimos anos. Não há necessidade de concordar com nada conosco, não há necessidade de conversar, porque já estivemos lá e demos tudo", declarou o presidente.

Nawrocki enfatizou que a atenção de Zelensky é focada integralmente na Europa ocidental, enquanto as tratativas com a Polônia são negligenciadas. "Temos nossas expectativas sobre a Ucrânia, assim como todos os outros países do mundo (...) Onde está a colaboração? Espero que isso mude", afirmou o presidente.
Ele ainda lamentou que os poloneses não são ouvidos em questões simbólicas e estratégicas de seu interesse, como na questão da concorrência de produtos agrícolas ou no acordo de exumação das vítimas do Massacre de Volínia, em que nazistas ucranianos assassinaram cerca de 100 mil civis poloneses entre 1943 e 1944.
"Parceria significa abertura às questões levantadas pela sociedade polonesa – incluindo questões históricas. Parceria significa também ouvir atentamente essas vozes", declarou Nawrocki.
