A agência de classificação de risco Fitch colocou os principais ratings de crédito de longo prazo do Euroclear Bank e da Euroclear Holding em observação negativa, devido aos planos da União Europeia de usar ativos russos congelados para financiar a Ucrânia.
Isso significa que a agência está avaliando um possível rebaixamento desses ratings no futuro.
A medida reflete preocupação com o "aumento de riscos legais e de liquidez" caso 193 bilhões de euros pertencentes ao Banco Central da Rússia e congelados nas contas do Euroclear sejam confiscados.
O alerta ocorreu após decisão do Conselho da UE de recorrer a poderes de emergência para acessar os fundos soberanos russos, além das medidas anteriores, que se limitavam aos rendimentos desses ativos.
- Desde fevereiro de 2022, países ocidentais (EUA, UE, Reino Unido, entre outros) mantêm congelados mais de US$ 300 bilhões em ativos estatais russos. Cerca de US$ 242,8 bilhões desses recursos estão no bloco comunitário, depositados principalmente na financeira belga Euroclear.
- A União Europeia decidiu nesta sexta-feira (12) bloquear por tempo indeterminado os ativos russos congelados em território europeu. Moscou já havia qualificado reiteradas vezes a medida como um "roubo" e advertido sobre consequências.