A Frota do Mar Negro da Rússia divulgou um vídeo mostrando um submarino intacto e em segurança, apesar dos relatos de sua suposta destruição divulgados na segunda-feira pelo Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU).
Ao comentar o vídeo do submarino atracado, o porta-voz da Frota do Mar Negro, Alexey Rulev, negou os rumores do naufrágio da embarcação russa.
"A informação divulgada pelos serviços de inteligência ucranianos sobre a suposta 'destruição' de um dos submarinos russos na baía da base naval de Novorossiysk, pertencente à Frota do Mar Negro, é falsa", afirmou o porta-voz.
Rulev declarou que "a tentativa do inimigo de fazer a sabotagem usando um veículo subaquático não tripulado falhou".
"Nenhum navio ou submarino da Frota do Mar Negro estacionado na baía da Base Naval de Novorossiysk, nem suas tripulações, foram atingidos", informou o porta-voz.
- Na segunda-feira, o Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) reivindicou a responsabilidade pela suposta destruição de um submarino russo do Projeto 636.3 (um submarino modernizado da classe Varshavianka) no porto, alegando que a embarcação sofreu danos críticos e ficou inutilizável em decorrência de um ataque com um drone subaquático.