Notícias

Pentágono se recusa a divulgar vídeo integral de ataque dos EUA contra embarcação no Caribe

Secretário de Guerra afirma que imagens do bombardeio a uma embarcação supostamente ligada ao narcotráfico permanecerão sob sigilo, apesar de críticas internacionais à operação.
Pentágono se recusa a divulgar vídeo integral de ataque dos EUA contra embarcação no CaribeUS Navy

O secretário de Guerra dos EUA, Pete Hegseth, confirmou nesta terça-feira (16) que o Pentágono não divulgará o vídeo sem edição do ataque realizado em 2 de setembro contra uma embarcação supostamente ligada ao narcotráfico em águas do Caribe.

Em entrevista coletiva, Hegseth afirmou que, por política histórica do Departamento de Guerra, materiais classificados são apresentados apenas a parlamentares e comissões específicas, e não ao público em geral.

A decisão ocorre em meio a crescentes questionamentos, dentro e fora dos Estados Unidos, sobre os bombardeios no Caribe, classificados por organismos internacionais e governos da região como execuções extrajudiciais. Washington, por sua vez, segue descrevendo a operação como uma "missão altamente bem-sucedida" contra o narcotráfico, sem divulgar provas públicas.

Além de Hegseth, o secretário de Estado Marco Rubio depõe nesta terça em uma sessão informativa do Senado dos EUA, dedicada à agressão "descontrolada e imprudente" de Washington no Caribe.