Notícias

Marine Le Pen pede que Macron desista de acordo entre UE e Mercosul

Segundo a líder do partido de Reagrupamento Nacional, o presidente francês deveria dizer "não" ao acordo comercial, em vez de adiar a votação.
Marine Le Pen pede que Macron desista de acordo entre UE e MercosulGettyimages.ru / Sam Tarling

A líder do partido Reagrupamento Nacional, Marine Le Pen, afirmou nesta terça-feira (16) que o presidente francês, Emmanuel Macron, deveria dizer "não" ao acordo comercial entre União Europeia e Mercosul, em vez de adiar a votação.

"Não podemos adiar, devemos dizer 'não'", declarou Le Pen, acrescentando que "tudo isso é uma enorme hipocrisia".

"As cláusulas de salvaguarda são uma farsa, todos sabem disso. Devemos dizer 'não', a sobrevivência da nossa agricultura está em jogo", afirmou Le Pen, de acordo com a BFMTV.

Divergências internas no bloco europeu

O governo do Brasil confirmou a realização da 67ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul em 20 de dezembro, em Foz do Iguaçu (PR), com expectativa de assinatura do acordo que negocia há 25 anos com a União Europeia.

O evento ocorre em meio a divergências no bloco europeu. A França resiste ao texto atual, e a Assembleia Nacional aprovou resolução pedindo a rejeição do pacto.

Macron declarou recentemente que o conteúdo "não é satisfatório e precisa ser melhorado", defendendo cláusulas mais rígidas de proteção ambiental e salvaguardas agrícolas.

Também nesta terça, o Parlamento Europeu aprovou mecanismos de salvaguarda para importações agrícolas no âmbito do acordo, destinados a evitar que as commodities prejudiquem o setor europeu.

A votação segue uma série de protestos de representantes do setor agrícola de países da UE, que nos últimos meses chegaram a desfilar com tratores em diversas capitais europeias.