Notícias

EUA firmam acordo militar com um de seus 'aliados mais fortes' na fronteira com o Brasil

Pacto prevê cooperação em segurança, treinamento militar e ações conjuntas contra o narcotráfico e o crime organizado na região.
EUA firmam acordo militar com um de seus 'aliados mais fortes' na fronteira com o BrasilGettyimages.ru / Patrick Smith / Staff

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, e o ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Rubén Ramírez Lezcano, assinaram nesta segunda-feira (15), em Washington, um acordo de cooperação militar em segurança. Segundo as autoridades, o documento permitirá o enfrentamento conjunto do crime organizado e do narcotráfico na região.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores do Paraguai, o pacto estabelece um amplo trabalho conjunto no combate ao crime transnacional em suas diferentes formas, além de prever treinamento de efetivos militares e ações de assistência humanitária.

"Se trata de um acordo que respeita a soberania do Paraguai, mas que também cria a oportunidade de trabalharmos ainda mais próximos e de forma conjunta no enfrentamento do terrorismo transnacional", afirmou Rubio durante entrevista coletiva. Segundo ele, o pacto também abre espaço para ampliar o treinamento e a cooperação entre as forças de segurança dos dois países.

Ao final de sua declaração, o secretário de Estado destacou ainda a possibilidade de aprofundar os vínculos econômicos entre Washington e Assunção. "Um dos aliados mais fortes que temos no mundo e, certamente, na região, é o Paraguai e sua liderança política", disse.

Por sua vez, Ramírez Lezcano afirmou que o Paraguai compartilha "objetivos em comum" com os Estados Unidos, entre eles o combate ao tráfico de drogas e de pessoas. "Mas, acima de tudo, está a defesa da liberdade da nossa população. O que está em jogo é a liberdade das pessoas", declarou o chanceler paraguaio.