Notícias

Forças russas eliminam mercenários colombianos perto de cidade estratégica

As tropas russas agrupamento Zapad participaram da operação; o presidente Colômbia condenou a participação de cidadãos do país no conflito ao lado das tropas de Kiev.
Forças russas eliminam mercenários colombianos perto de cidade estratégicaSputnik / Sergey Bobylev

Tropas russas destruíram um grupo de mercenários colombianos perto da cidade estratégica de Kupiansk, na província de Kharkov, libertada pelas forças russas no final de novembro. O agrupamento Zapad participou da operação.

O centro de imprensa do grupo informou que Kupiansk permanece sob controle das Forças Armadas Russas.

Desde a libertação anunciada pelo chefe do Estado-Maior russo, Valery Gerasimov, forças do regime de Kiev tentam entrar na cidade diariamente em pequenos grupos pelo cemitério, sofrendo perdas significativas, segundo o Grupo de Forças do Oeste.

Petro desaprova participação de colombianos ao lado de Kiev

O presidente colombiano, Gustavo Petro, condenou a participação de seus soldados em conflitos estrangeiros, afirmando que "os ucranianos tratam os colombianos como uma raça inferior" e que os mercenários são usados como "bucha de canhão".

No início de dezembro, ele pediu ao regime de Kiev que libertasse os colombianos recrutados como mercenários, declarando que "parece que eles foram sequestrados". "Nosso serviço diplomático deve entrar em contato com Zelensky e pedir que ele liberte os combatentes colombianos para que possam retornar à sua pátria", disse.

Na Rússia, estão em andamento processos judiciais contra mercenários de vários países que lutam ao lado de Kiev, incluindo colombianos, alguns já condenados.

A importância estratégica de Kupiansk

A cidade, às margens do rio Oskol e a pouco mais de 100 quilômetros de Kharkov, foi um bastião das tropas do regime de Kiev e centro logístico crucial. As colinas na margem direita do rio tinham valor defensivo para Kiev.

A libertação de Kupiansk permite que tropas russas avancem para o oeste da região de Kharkov. Dezenas de cidades já foram libertadas pela Rússia, embora algumas permaneçam sob controle de Kiev. A libertação da cidade consolida o domínio russo sobre as guarnições locais.

O avanço das Forças Armadas Russas além de Kupiansk reduzirá a capacidade do inimigo de atacar a infraestrutura civil no norte da República Popular de Lugansk.