Notícias

Tropas russas mantêm sob controle cidade estratégica na zona de operação militar especial

A libertação da localidade foi anunciada em novembro e, desde então, as forças de Kiev continuam a sofrer perdas significativas ao tentar penetrar em pequenos grupos.
Tropas russas mantêm sob controle cidade estratégica na zona de operação militar especialSputnik / Sergey Bobylev

A cidade de Kupiansk, de valor estratégico, na província de Kharkov, permanece sob o controle das Forças Armadas da Rússia, informou nesta terça-feira (16) o centro de imprensa do agrupamento de tropas Zapad (Oeste).

Em novembro, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia, Valeri Guerasimov, anunciou a libertação da cidade. No entanto, os militares de Kiev tentam diariamente, em pequenos grupos, penetrar nela através do cemitério e sofrem perdas, destacou o agrupamento de tropas Zapad ["Oeste" em russo].

Também foi relatado que as forças russas eliminaram um grupo de mercenários colombianos perto de Kupiansk.

Importância da cidade de Kupiansk

A cidade de Kupiansk está localizada às margens do rio Oskol, a pouco mais de 100 quilômetros da cidade de Kharkov, e tornou-se um importante bastião das tropas do regime ucraniano nesta parte do front, além de ser um centro logístico crucial. As colinas na margem direita do rio também têm importância defensiva para Kiev.

A captura da cidade permite que as tropas russas avancem ainda mais para oeste, na região de Kharkov. Dezenas de cidades na região já foram libertadas pelas tropas russas, embora algumas ainda permaneçam sob controle ucraniano. A libertação de Kupiansk sela definitivamente o destino dessas guarnições.

  • De 6 a 12 de dezembro, as Forças Armadas russas libertaram oito localidades na zona da operação especial, incluindo a cidade-chave de Seversk, localizada na República Popular de Donetsk, após semanas de combates intensos. Por meio de ações ativas, o agrupamento de tropas Norte completou a libertação da localidade de Liman, na província de Kharkov.
  • Entre os recentes avanços está a libertação da cidade de Volchansk, também na província de Kharkov, e da cidade de Krasnoarmeisk (conhecida na Ucrânia como Pokrovsk), na República Popular de Donetsk.