Notícias

Premiê australiano visita homem que desarmou atirador em ataque em Bondi Beach

"Você é muito forte. Sua bravura é inspiradora", disse Albanese diante do homem que havia sido recentemente operado por ferimentos de bala em um braço e na mão.
Premiê australiano visita homem que desarmou atirador em ataque em Bondi BeachAnthony Albanese

O primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, visitou nesta terça-feira (16) Ahmed al Ahmed no hospital. Ele desarmou um dos autores do ataque a tiros em Bondi Beach, no domingo (14), e comentou o encontro em sua conta no X.

Com um aperto de mãos, o premiê elogiou o homem que passou a ser tratado como herói nacional. "Você é muito forte. Sua bravura é inspiradora", disse Albanese ao visitar Al Ahmed, que passou por cirurgia após ser atingido por tiros no braço e na mão.

As declarações foram acompanhadas de uma mensagem publicada nas redes sociais do primeiro-ministro: "Ahmed, você é um herói australiano. Você se coloca em risco para salvar outros, correndo em direção ao perigo em Bondi Beach e desarmando um terrorista. Nos piores momentos, vemos o melhor dos australianos. E isso foi exatamente o que vimos no domingo à noite. Em nome de todos os australianos, quero lhe agradecer", escreveu.

O ataque

Dois homens armados dispararam de uma ponte contra uma multidão reunida na praia de Bondi para a celebração judaica do primeiro dia do Hanukkah, no domingo (14), que reunia mais de mil pessoas.

O número de mortos chegou a 15, e outras 29 pessoas ficaram feridas, incluindo dois policiais, segundo a imprensa local. Todas as vítimas foram encaminhadas a hospitais.

O caso foi classificado como "um incidente terrorista", afirmou o comissário da Polícia do estado de Nova Gales do Sul, Mal Lanyon. Autoridades de diversos países condenaram o ataque, apontado como um ato de antissemitismo.