Notícias

Trump reconhece perdas territoriais da Ucrânia em meio a avanços russos

A Ucrânia ''já perdeu território, pra ser honesto'', afirmou o presidente em coletiva de imprensa.
Trump reconhece perdas territoriais da Ucrânia em meio a avanços russosStanislav Krasilnikov / Sputnik

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reconheceu que a Ucrânia já perdeu território no conflito com a Rússia.

Ao ser questionado sobre que tipo de "incentivo" Kiev teria para "ceder qualquer porção de território", o mandatário respondeu: "Bem, eles já perderam o território, para ser honesto. (...) O território está perdido".

Nesse contexto, Trump afirmou que os Estados Unidos estão trabalhando com a Europa em tudo o que diz respeito às garantias de segurança para a Ucrânia. "A Europa seria uma parte importante disso. E estamos trabalhando nas garantias de segurança para que a guerra não volte a explodir", acrescentou.

  • Na semana passada, o Ministério da Defesa da Rússia informou que, entre 6 e 12 de dezembro, as Forças Armadas do país libertaram oito localidades na zona da operação militar especial, incluindo a cidade estratégica de Seversk, situada na República Popular de Donetsk, após semanas de intensos combates. Por meio de ações ativas, o agrupamento de tropas Norte também concluiu a libertação da localidade de Liman, na província de Kharkov.
  • Na última quinta-feira, durante uma reunião no Kremlin sobre a situação na zona da operação militar especial, o presidente Vladimir Putin elogiou os militares russos por cumprirem a promessa de libertar Seversk antes de 15 de dezembro.