Notícias

Estamos 'mais perto do que nunca' de pôr fim ao conflito russo-ucraniano, diz Trump

Estamos 'mais perto do que nunca' de pôr fim ao conflito russo-ucraniano, diz TrumpGettyimages.ru / Ishika Samant

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou a jornalistas nesta segunda-feira que a paz entre a Rússia e a Ucrânia está "mais perto do que nunca", após seus representantes manterem "numerosas conversas" com as partes.

O mandatário também afirmou ter conversado com diversos líderes europeus uma hora antes da coletiva de imprensa, classificando o diálogo como ''muito bom''.

A delegação dos Estados Unidos, integrada pelo genro de Trump, Jared Kushner, e pelo enviado especial Steve Witkoff, reuniu-se no início de dezembro com o presidente russo, Vladimir Putin, e em diversas ocasiões com a equipe negociadora ucraniana para discutir o plano de paz. As conversas mais recentes com Kiev ocorreram na capital alemã, Berlim, com a presença do líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky.

Antes das negociações, Zelensky sugeriu, neste domingo (14), que estaria disposto a desistir da ideia de se juntar à OTAN, uma das principais exigências de Moscou, em troca de garantias de segurança do Ocidente.

Por sua vez, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, reiterou nesta segunda-feira (15) que Putin "está aberto à paz, a uma paz verdadeira, a decisões sérias", enquanto se opõe às "trapaças para ganhar tempo e criar tréguas artificiais".