Notícias

Putin ratifica acordo militar com a Índia para envio de tropas, navios e caças

Tratado define regras para o envio de militares, navios e aeronaves, amplia a cooperação logística e prevê atuação conjunta em exercícios, missões humanitárias e resposta a desastres.
Putin ratifica acordo militar com a Índia para envio de tropas, navios e caçasGettyimages.ru / Elke Scholiers/

O presidente Vladimir Putin assinou nesta segunda-feira (15) a lei que ratifica um acordo intergovernamental entre a Rússia e a Índia sobre o destacamento de militares, navios e caças. O documento foi publicado no portal oficial de informações jurídicas do país.

"O acordo foi elaborado para definir os procedimentos de destacamento de formações militares, escalas de navios de guerra em portos e o uso do espaço aéreo e da infraestrutura aeroportuária por aeronaves militares" dos dois países, segundo uma nota explicativa da Comissão de Assuntos Internacionais da Duma Estatal (Câmara Baixa do Parlamento russo).

O tratado foi assinado pelos dois países em 18 de fevereiro de 2025, em Moscou. Ele prevê ainda cooperação logística entre as forças armadas da Rússia e da Índia, incluindo o apoio a tropas, navios de guerra e aeronaves durante exercícios e treinamentos conjuntos, além da atuação conjunta em missões de ajuda humanitária e em situações de desastres naturais ou acidentes de grande escala, bem como em outros casos definidos de comum acordo.

"A ratificação do acordo facilitará o desenvolvimento e o fortalecimento da cooperação militar", lê-se no documento.