Notícias

'Do sul e do norte vêm ventos da morte': Petro reage a post de Milei sobre avanço da direita na região

O presidente colombiano alertou sobre a ascensão de governos conservadores alinhados aos EUA e reforçou a necessidade de resistência.
'Do sul e do norte vêm ventos da morte': Petro reage a post de Milei sobre avanço da direita na região

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, no domingo (14), respondeu no X à publicação do presidente da Argentina, Javier Milei, elogiando os "avanços da direita" na América do Sul após a vitória do ultraconservador José Antonio Kast no Chile.

"Pelo sul e pelo norte vêm os ventos da morte", escreveu Petro em reação ao mapa divulgado por Milei, que classificava governos de direita em azul e de esquerda em vermelho. Milei celebrou o que considera um retrocesso das tendências de esquerda na região.

"Atenção, grancolombianos, [eles] vêm atrás de nós e devemos resistir com a espada de Bolívar erguida e passo de vencedores", acrescentou Petro, reforçando suas recentes menções às ameaças de intervenção dos EUA na Colômbia, Venezuela e outros países sul-americanos.

  • A declaração do presidente colombiano ocorre em meio a alertas sobre o intervencionismo político de Washington nas eleições locais. Segundo Petro, as frequentes visitas de políticos colombianos aos Estados Unidos estariam ligadas à intenção de "interferir nas eleições da Colômbia".