Notícias

'O Chile venceu': José Antonio Kast se pronuncia após a vitória nas eleições presidenciais

Presidente eleito classificou o processo eleitoral como "democrático" e afirmou que o pleito "uniu" o país.
'O Chile venceu': José Antonio Kast se pronuncia após a vitória nas eleições presidenciaisAP / Matias Delacroix

O presidente eleito do Chile, José Antonio Kast, fez seu primeiro discurso público após vencer as eleições presidenciais deste domingo (14). O futuro mandatário classificou o dia como "especial".

"Vocês não imaginam a emoção que se sente ao ver o carinho, a alegria, neste dia tão especial. É um dia incrível", afirmou. "Quando olhamos para a história que nos acompanha, percebemos a importância dos diferentes dias em que as coisas acontecem, e este é um dia de alegria", acrescentou.

Kast também classificou o processo eleitoral como "democrático" e afirmou que o pleito "uniu" o país.

"Então, obrigado por este entusiasmo, obrigado a todos que estão aqui presentes, obrigado a todos que nos acompanham pelas redes sociais, pela paciência que demonstraram, pelo respeito com que todo este processo democrático, que nos uniu em todo o Chile, se desenrolou", disse o político.

Resultado eleitoral

Com 99,79% das urnas apuradas, Kast obteve 58,16% dos votos, superando sua adversária, a candidata da esquerda Jeannette Jara, que conquistou 41,84% e já reconheceu sua derrota.

Em dia 11 de março de 2026, Kast, próximo do presidente da Argentina, Javier Milei, e do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro, receberá a transferência de poder do presidente progressista Gabriel Boric e iniciará um mandato que terminará em 2030.

A eleição, de caráter obrigatório, ocorreu em clima de grande polarização devido às tendências ideológicas de Kast e Jara. Cerca de 15,7 milhões de chilenos votaram.

Os cidadãos foram às urnas após uma campanha dominada por questões de segurança, economia e imigração, além de críticas ao atual governo de Gabriel Boric.

Quem é Kast?

O candidato do Partido Republicano é um advogado aconservador de 59 anos. Esta é sua terceira candidatura à Presidência chilena.

Sua primeira candidatura presidencial foi em 2017, mas o candidato obteve apenas 8% dos votos, e Sebastián Piñera saiu vitorioso. Kast tentou novamente em 2021, quando chegou ao segundo turno, mas acabou perdendo para Boric. O candidato nunca ocupou um cargo executivo antes.

No primeiro turno, Jara recebeu 26,85% dos votos, enquanto Kast obteve 23,92%. Franco Parisi ficou em terceiro lugar com 19,71% dos votos.