O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou neste domingo (14) o candidato vencedor das eleições presidenciais do Chile, José Antonio Kast.
"Cumprimento José Antônio Kast por sua eleição à Presidência do Chile e o povo chileno pela sua participação em um processo eleitoral democrático, transparente e ordenado", escreveu Lula em seu perfil na rede social X.
Na publicação, o presidente brasileiro afirmou que o Brasil seguirá "trabalhando com o novo governo chileno" e pontuou os laços comerciais entre os dois países como "sólidos".
"Seguiremos trabalhando com o novo governo chileno em favor do fortalecimento das excelentes relações bilaterais, dos sólidos laços econômico-comerciais que unem Brasil e Chile, pela integração regional e a manutenção da América do Sul como zona de paz", afirmou Lula.
Resultado eleitoral
Com 99,79% das urnas apuradas, Kast obteve 58,16% dos votos, superando sua adversária, a candidata da esquerda Jeannette Jara, que conquistou 41,84% e já reconheceu sua derrota.
Em dia 11 de março de 2026, Kast, próximo do presidente da Argentina, Javier Milei, e do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro, receberá a transferência de poder do presidente progressista Gabriel Boric e iniciará um mandato que terminará em 2030.
Quem é Kast?
O candidato do Partido Republicano é um advogado aconservador de 59 anos. Esta é sua terceira candidatura à Presidência chilena.
Sua primeira candidatura presidencial foi em 2017, mas o candidato obteve apenas 8% dos votos, e Sebastián Piñera saiu vitorioso. Kast tentou novamente em 2021, quando chegou ao segundo turno, mas acabou perdendo para Boric. O candidato nunca ocupou um cargo executivo antes.
No primeiro turno, Jara recebeu 26,85% dos votos, enquanto Kast obteve 23,92%. Franco Parisi ficou em terceiro lugar com 19,71% dos votos.