O presidente do Chile, Gabriel Boric, telefonou para José Antonio Kast, da União Democrática Independente (UDI), partido conservador, para parabenizá-lo pela vitória na eleição presidencial deste domingo (14).
"Ofereço meus parabéns porque o senhor conquistou uma vitória incontestável e foi eleito presidente da República do Chile e, portanto, de todos os chilenos. Como o senhor sabe, essa é uma grande responsabilidade que deve ser encarada com muita cautela, muita humildade e muito trabalho", disse Boric.
Boric afirmou estar à disposição do novo mandatário "para poder colaborar com o destino da pátria".
"Instruí todos os meus colaboradores, ministros e subsecretários a estarem disponíveis para iniciar a coordenação e garantir uma transição tranquila que atenda aos altos padrões que o povo chileno merece", afirmou. "Assim, terá todo o apoio possível, tudo o que precisar", acrescentou Boric. Ele também convidou Kast, juntamente com sua esposa e equipe, para uma reunião mais reservada no Palácio de La Moneda na segunda-feira (15).
Com 99,33% das urnas apuradas, Kast obteve 58,18% dos votos, superando sua adversária, a candidata da esquerda Jeannette Jara, que conquistou 41,82% e já reconheceu sua derrota.
Em dia 11 de março de 2026, Kast, próximo do presidente da Argentina, Javier Milei, e do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro, receberá a transferência de poder do presidente progressista Gabriel Boric e iniciará um mandato que terminará em 2030.
Milei parabeniza Kast
O presidente argentino parabenizou Kast pela vitória nas eleições e afirmou estar "radiante" com o resultado do pleito.
"Estou radiante com a retumbante vitória do meu amigo José Antonio Kast nas eleições presidenciais chilenas! Mais um passo à frente para a nossa região na defesa da vida, da liberdade e da propriedade privada. Tenho certeza de que trabalharemos juntos para que a América abrace os ideais de liberdade e possamos nos libertar do jugo opressor do socialismo do século XXI!", escreveu Milei em sua conta no Twitter.
Quem é Kast?
O candidato do Partido Republicano é um advogado aconservador de 59 anos. Esta é sua terceira candidatura à Presidência chilena.
Sua primeira candidatura presidencial foi em 2017, mas o candidato obteve apenas 8% dos votos, e Sebastián Piñera saiu vitorioso. Kast tentou novamente em 2021, quando chegou ao segundo turno, mas acabou perdendo para Boric. O candidato nunca ocupou um cargo executivo antes.
No primeiro turno, Jara recebeu 26,85% dos votos, enquanto Kast obteve 23,92%. Franco Parisi ficou em terceiro lugar com 19,71% dos votos.