O candidato da direita José Antonio Kast será o novo presidente do Chile após vencer neste domingo (14) o segundo turno das eleições, de acordo com a apuração do Serviço Eleitoral chileno.
Com 95,18% das urnas apuradas, Kast obteve 58,30% dos votos, superando sua adversária, a candidata da esquerda Jeannette Jara, que conquistou 41,70%.
A eleição, de caráter obrigatório, ocorreu em clima de grande polarização devido às tendências ideológicas de Kast e Jara. Cerca de 15,7 milhões de chilenos votaram.
Os cidadãos foram às urnas após uma campanha dominada por questões de segurança, economia e imigração, além de críticas ao atual governo de Gabriel Boric, que deixará o poder em 11 de março de 2026.
Kast tomará posse em 11 de março de 2026 e governará o país por um mandato que se estenderá até 2030.
Candidata reconhece derrota
Jeannette Jara reconheceu a derrota para José Antonio Kast na eleição presidencial chilena, em meio à apuração dos votos.
"A democracia falou alto e claro. Acabei de falar com o presidente eleito, José Antonio Kast, para desejar-lhe sucesso para o bem do Chile. Àqueles que nos apoiaram e se sentiram atraídos pela nossa candidatura, saibam que continuaremos trabalhando para construir uma vida melhor em nosso país. Juntos e firmes, como sempre", escreveu ela em sua conta na rede social X.
Quem é Kast?
O candidato do Partido Republicano é um advogado aconservador de 59 anos. Esta é sua terceira candidatura à Presidência chilena.
Sua primeira candidatura presidencial foi em 2017, mas o novo presidente do Chile obteve apenas 8% dos votos, e Sebastián Piñera saiu vitorioso. Kast tentou novamente em 2021, quando chegou ao segundo turno, mas acabou perdendo para Boric. O candidato nunca ocupou um cargo executivo antes.
No primeiro turno, Jara recebeu 26,85% dos votos, enquanto Kast obteve 23,92%. Franco Parisi ficou em terceiro lugar com 19,71% dos votos.