
'Progressos significativos', diz Witkoff sobre negociações de mais de 5 horas entre EUA e Ucrânia

O enviado especial da Casa Branca, Steve Witkoff, afirmou neste domingo (14) que a reunião entre a delegação dos Estados Unidos e da Ucrânia sobre o conflito com a Rússia resultou em "muitos progressos significativos". Segundo Witkoff, o encontro durou "mais de cinco horas".
"Os representantes realizaram discussões aprofundadas sobre o plano de paz de 20 pontos, as agendas econômicas e outras questões. Progressos significativos foram alcançados e eles se reunirão novamente amanhã (15), pela manhã", disse o enviado.
Negociações de paz
O enviado especial da Casa Branca, Steve Witkoff, e o genro de Trump, Jared Kushner, chegaram a Berlim neste domingo para participar das negociações sobre o fim do conflito ucraniano.

Na semana passada, Witkoff e Kushner se reuniram por cinco horas no Kremlin com Vladimir Putin. Segundo o presidente russo, o encontro foi produtivo. Putin explicou que, entre os assuntos discutidos, estavam as propostas de Washington para a resolução do conflito ucraniano, com as quais Moscou discordou.
Enquanto isso, Vladimir Zelensky anunciou no sábado (13) que delegações da Ucrânia, dos Estados Unidos e de "amigos europeus" realizarão uma série de reuniões nos próximos dias. "Me encontrarei com os enviados do presidente Trump e também haverá encontros com nossos parceiros europeus, com muitos líderes, sobre a criação da paz: um acordo político para acabar com a 'guerra'", afirmou.
