Notícias

Carla Zambelli renuncia ao mandato de deputada federal

Decisão ocorre após maioria do STF pela cassação e rejeição do pedido pela Câmara.
Carla Zambelli renuncia ao mandato de deputada federalLula Marques/Agência Brasil

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) apresentou carta de renúncia ao mandato neste domingo (14), informou a assessoria da Presidência da Câmara dos Deputados em nota enviada à imprensa. Segundo a Casa, a comunicação foi encaminhada à Secretaria-Geral da Mesa na mesma data.

Em nota, a Câmara afirmou que "a Deputada Carla Zambelli (PL/SP) comunicou à Secretaria-Geral da Mesa a sua renúncia ao mandato parlamentar". Com a saída, assume o suplente do Partido Liberal de São Paulo mais votado, Adilson Barroso.

A renúncia ocorre após o Supremo Tribunal Federal (STF) formar maioria, na sexta-feira (12), para cassar o mandato da parlamentar. Na quarta-feira (10), o plenário da Câmara havia rejeitado a cassação, com 227 votos favoráveis, 170 contrários e 10 abstenções, abaixo dos 257 necessários.

A cassação estava relacionada à condenação de Zambelli pelo STF por comandar uma invasão a sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A sentença de 10 anos de prisão se tornou definitiva em junho e a Corte determinou a perda do mandato, decisão que não foi acatada pela Câmara ao rejeitar o pedido de cassação.