Notícias

Kremlin: Rutte é irresponsável e não sabe o que diz

O Secretário-Geral da OTAN manteve a retórica alarmista na quinta-feira (11), ao provocar os países europeus ao preparo de uma guerra comparável àquela que seus "avós e bisavós enfrentaram".
Kremlin: Rutte é irresponsável e não sabe o que dizGettyimages.ru / Sean Gallup / Staff

porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, criticou neste domingo (14) as declarações do secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, que convocou a Europa a se preparar para uma guerra comparável à que seus "avós e bisavós enfrentaram".

"Essa é uma declaração, provavelmente, de um representante de uma geração que conseguiu esquecer o que foi a Segunda Guerra Mundial", afirmou Peskov ao jornalista russo Pavel Zarubin. "Eles não sabem o que são os horrores da guerra. Eles não fazem ideia".

"Infelizmente, o Sr. Rutte faz declarações muito irresponsáveis. Ele simplesmente não entende o que está dizendo", respondeu Peskov.

Escalando a militarização

Rutte fez tais declarações na quinta-feira (11), mantendo a retórica alarmista durante um discurso na Conferência de Segurança de Munique, celebrada em Berlim. "Nós somos o próximo alvo da Rússia. E já estamos em perigo", alarmou o secretário-geral da OTAN, enfatizando que a adoção de uma "mentalidade de guerra" é necessária para os membros da Aliança Atlântica.

"Os investimentos que a Alemanha está fazendo em suas forças armadas são extraordinários (...) Precisamos estar preparados para uma guerra da mesma magnitude que nossos avós e bisavós enfrentaram."

O chefe da aliança militar, entretanto, omitiu o fato de que, na guerra mais sangrenta da história, a União Soviética suportou o peso da luta contra o nazismo e pagou o preço mais alto pela vitória em 1945. Segundo dados oficiais, as perdas diretas da URSS na guerra chegaram a quase 27 milhões de pessoas, e as perdas indiretas (por fome, doenças, etc.) a quase 6,5 milhões de cidadãos soviéticos.

"Nós, graças a Deus, crescemos em um país onde a memória do que foi esse horror e do que conseguimos alcançar é cuidadosamente preservada", concluiu Peskov.