Notícias

Tiroteio durante evento judaico na Austrália deixa vários mortos

O ataque deixou um saldo pelo menos 12 pessoas mortos e 29 feridos, informam as autoridades e a polícia local.
Tiroteio durante evento judaico na Austrália deixa vários mortosRedes Sociais

Um tiroteio ocorreu neste domingo (14) na popular praia australiana de Bondi Beach, localizada perto de Sydney, segundo relatos da mídia local. De acordo com as informações divulgadas, duas pessoas abriram fogo na área.

Pelo menos 12 pessoas morreram e 29 ficaram feridas, informam as autoridades e a polícia local.

O ataque ocorreu durante um evento em comemoração ao feriado judaico de Hanukkah

A polícia local, por sua vez, informou que está respondendo ao "incidente em andamento" e pediu às pessoas que evitem o local. "Qualquer pessoa presente no local deve procurar abrigo", exigiu.

Nas redes sociais circulam vários vídeos supostamente gravados na zona que mostram dois homens atirando. A veracidade das imagens não foi confirmada.

O que se sabe sobre os atacantes

Aproximadamente meia hora depois, a polícia informou que duas pessoas foram detidas, especificando que a operação policial continua em andamento.

Segundo informações, a polícia está examinando uma ponte próxima em busca de possíveis detonadores ativos.

Nas redes sociais, foi divulgada uma foto de um dos supostos atiradores. Além disso, foi divulgado um vídeo que mostra como um transeunte desarmou um dos atacantes.

Imagens "impactantes e angustiantes"

O primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, classificou as imagens do local como “impactantes e angustiantes”.

"A polícia e as equipes de emergência estão trabalhando no local para salvar vidas. Meus pensamentos estão com todas as pessoas afetadas", disse.

Israel: "Enorme onda de antissemitismo"

O presidente de Israel, Isaac Herzog, comentou o tiroteio e condenou o ataque "cruel", exigindo Canberra a combater "a enorme onda de antissemitismo" que, segundo ele, está assolando o país.

"Nossos irmãos e irmãs em Sydney, Austrália, foram atacados por terroristas vis em um ataque muito cruel contra os judeus que foram acender a primeira vela de Hanukkah”, afirmou. "Repetimos nossos alertas diversas vezes ao governo australiano para que tome medidas e lute contra a enorme onda de antissemitismo que assola a sociedade australiana".