Toffoli restringe acesso da CPI do INSS a dados de Vorcaro

Ordem do ministro do STF centraliza documentos sensíveis apenas para o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e suspende o compartilhamento com a comissão.

O ministro do STF Dias Toffoli determinou que a CPI do INSS não tenha mais acesso aos dados obtidos com a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telemático de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. As informações são do O Globo em matéria publicada na sexta-feira (12).

Pela decisão liminar, apenas o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), poderá consultar o material, apesar de não integrar a comissão.

Segundo o relator da CPI, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), as informações já foram retiradas do sistema do colegiado. O Banco Central e a Receita Federal foram notificados para suspender o envio de novos dados.

O presidente da CPI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), criticou a medida. "Retirar documentos de uma CPMI do INSS em pleno funcionamento enfraquece a apuração, desorganiza o trabalho investigativo e cria um precedente extremamente perigoso de interferência externa em um instrumento constitucional do Parlamento", afirmou.

O STF informou que o pedido para anular as quebras de sigilo foi negado, mas determinou que os documentos sejam encaminhados à Presidência do Senado até nova decisão da Corte.