Notícias

Miss Finlândia perde título após foto com gesto considerado racista

Imagem mostra a modelo puxando os olhos com os dedos, gesto associado a estereótipos.
Miss Finlândia perde título após foto com gesto considerado racistaRedes sociais

Sarah Dzafce, coroada como Miss Finlândia em setembro e representante do país na recente edição do Miss Universo, teve o título retirado após a divulgação de uma fotografia apontada como racista, segundo o South China Morning Post.

A decisão foi anunciada pela organização em comunicado oficial em suas redes sociais. "Racismo nunca é aceitável, sob nenhuma forma", afirmou.

A controvérsia surgiu após a circulação de uma imagem em que Dzafce aparece sorrindo enquanto puxa os olhos com dois dedos, gesto historicamente associado a estereótipos ofensivos contra pessoas do sul e sudeste da Ásia. A foto também trazia a legenda "Kiinalaisenkaa syömäs" (comida chinesa em finlândes).

A organização declarou que o conteúdo divulgado foi "ofensivo, prejudicial e completamente contrário aos valores" do concurso. O Miss Finlândia afirmou ainda lamentar "profundamente o dano causado por esses acontecimentos", especialmente "à comunidade asiática", mas também a todos os afetados.

Pedido de desculpas

Dzafce tentou minimizar o episódio, alegando que estaria apenas esfregando as têmporas devido a uma forte dor de cabeça. Posteriormente, no entanto, a modelo apresentou um pedido formal de desculpas.

Em entrevista coletiva convocada pela organização, citada pelo jornal Ilta-Sanomat, ela afirmou: "Gostaria de começar expressando minhas mais sinceras desculpas a todas as pessoas que ofendi e magoei, especialmente à comunidade asiática. Juntamente com a organização Miss Finlândia, decidimos que eu, Sarah Dzafce, não continuarei como Miss Finlândia. Com essa decisão, quero demonstrar o quão seriamente levamos a situação e que o racismo é inaceitável".

Na mesma ocasião, foi anunciado que a coroa passa para a vice campeã do concurso, Tara Lehtonen.