Notícias

Zelensky: Todas as decisões sobre a ajuda ocidental chegam com um ano de atraso

"Temos que mudar um pouco o paradigma", enfatizou o presidente ucraniano.
Zelensky: Todas as decisões sobre a ajuda ocidental chegam com um ano de atrasoAP / Assessoria de Imprensa da Presidência da Ucrânia

O presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, denunciou em uma entrevista à Reuters, na segunda-feira, que todas as decisões sobre a ajuda do Ocidente chegam com um ano de atraso, ao mesmo tempo em que voltou a apelar aos EUA e a outros países ocidentais para que acelerem a ajuda militar ao seu país.

"Toda decisão a que chegamos, e mais tarde todos nós juntos, chega com um atraso cerca de um ano", lamentou Zelensky.

"É o que é: um grande passo à frente, mas dois passos atrás", disse ele. "Portanto, temos que mudar um pouco o paradigma", sugeriu.

Entre outras coisas, o presidente ucraniano insistiu que Kiev pode vencer o conflito, apesar dos reveses dos últimos meses. "Embora hoje as pessoas vejam com certo ceticismo a palavra 'vitória', eu entendo que é difícil, porque é um processo longo", enfatizou.

Recentemente, Zelensky reclamou novamente em uma entrevista sobre a falta de ajuda a Kiev e culpou o "mundo" inteiro pelos fracassos das tropas ucranianas na linha de frente.

Um repórter da ABC News perguntou a Zelensky se ele acredita que é culpa de Washington o que está acontecendo em Kharkov, onde o exército russo está avançando em sua ofensiva, depois que a aprovação da ajuda dos EUA ficou paralisada no Congresso dos EUA por meses. "A culpa é do mundo. Eles deram a oportunidade ao [presidente russo Vladimir] Putin", respondeu ele.