
Homem sofre AVC devido ao consumo excessivo de bebidas energéticas

No Reino Unido, um homem de 50 anos, com um estilo de vida ativo, sofreu um AVC após consumir regularmente oito bebidas energéticas por dia. Cada bebida continha 160 mg de cafeína, mais de três vezes a dose diária máxima recomendada.
O caso foi relatado em um estudo recentemente publicado na revista BMJ Case Reports.

O homem deu entrada no hospital com dormência no lado esquerdo do corpo e pressão arterial extremamente alta — 254/150 mmHg. Ele também apresentava dificuldades para andar, engolir e falar, sintomas conhecidos coletivamente como ataxia.
Após exames, os médicos não encontraram outra causa para o AVC além da hipertensão crônica, provavelmente causada pelo consumo excessivo de cafeína.
O paciente concluiu o tratamento e continuou tomando medicação para controlar a pressão arterial, mas, após interromper o consumo de bebidas energéticas, sua pressão arterial retornou ao normal.
Os médicos alertam que as bebidas energéticas podem aumentar o risco de AVC e problemas cardiovasculares devido à cafeína, ao açúcar e a outros aditivos, como taurina, ginseng e guaraná, que potencializam os efeitos da cafeína. O consumo excessivo pode causar picos de pressão arterial, vasoconstrição e arritmia.
