O assessor da presidência russa, Yuri Ushakov, comentou nesta sexta-feira (12) a proposta do líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, de realizar um referendo sobre a questão territorial na região do Donbass.
"O Donbass é russo. Todo ele. Há Constituição", afirmou ao jornalista Alexander Yunashev, acrescentando que nesta sexta a Rússia comemora o Dia da Constituição.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, já havia feito similar declaração a jornalistas na terça-feira (9), enfatizando que sua integração ao território russo é um fato histórico.
"Este é o nosso território histórico, com absoluta certeza. A Rússia foi formada de modo que [o Donbass] sempre fez parte da Rússia, não há dúvida", reiterou.
- Vladimir Putin afirmou reiteradamente que a Rússia está pronta para o diálogo e para uma solução do conflito ucraniano, desde que Kiev retire completamente suas tropas dos territórios das Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk, das províncias de Zaporozhie e Kherson (que se tornaram parte da Rússia após um referendo popular em 2022) e reconheça esses territórios, bem como a Crimeia e Sevastopol, como sujeitos da Federação Russa.