O presidente russo Vladimir Putin se reuniu nesta sexta-feira (12) com o presidente do Irã, Masoud Pezeshkian. O encontro ocorreu no âmbito de um fórum dedicado ao Ano Internacional da Paz e da Confiança, ao Dia Internacional da Neutralidade e ao 30º aniversário da neutralidade permanente do Turcomenistão, realizado em Ashgabat, capital do país.
"Nossos encontros são regulares. No início deste ano, não apenas nos reunimos, como também assinamos um acordo muito importante e abrangente sobre nossa parceria estratégica", disse Putin.
Além disso, o presidente russo enfatizou que as relações entre a Rússia e o Irã estão se desenvolvendo "de forma muito positiva", apontando que o crescimento do comércio bilateral, de 13% em 2024 e mais 8% nos três primeiros trimestres de 2025.
Contatos estreitos
Putin acrescentou que ambos os países continuam trabalhando em projetos importantes, como a construção da Usina Nuclear de Bushehr e o desenvolvimento de infraestrutura, incluindo o Corredor de Transporte Norte-Sul.
"Estamos discutindo a possibilidade de cooperação em gás e eletricidade. O trabalho extensivo na agricultura continua", acrescentou.
Putin também enfatizou que Moscou e Teerã mantêm contatos estreitos sobre todas as principais questões internacionais, incluindo todos os assuntos relacionados ao programa nuclear iraniano.
"Vocês conhecem nossa posição: apoiamos o Irã nas Nações Unidas. Nossos ministros das Relações Exteriores estão em contato constante", afirmou.
O presidente russo também pediu a Pezeshkian que transmitisse suas saudações e votos de felicidades ao Líder Supremo do Irã, o Aiatolá Ali Khamenei.
Pezeshkian agradeceu a Putin pelo apoio de Moscou à posição de Teerã no cenário político internacional e assegurou que a República Islâmica está pronta para cumprir todos os acordos de parceria estratégica.