Notícias

Rússia encontra provas dos planos de Kiev para usar drones com substâncias químicas

Militares russos encontraram documentação que comprova tais intenções.
Rússia encontra provas dos planos de Kiev para usar drones com substâncias químicasGettyimages.ru / Kostya Liberov / Libkos

Kiev admite a possibilidade de usar drones do tipo Baba Yaga com substâncias químicas, informou nesta sexta-feira (12) o chefe das Tropas de Proteção Radiológica, Química e Biológica das Forças Armadas russas, Alexey Rtishchev.

Ele destacou que os militares russos encontraram documentação que indicava o uso de substâncias tóxicas em drones, uma prática aprovada pelas autoridades oficiais do regime de Kiev.

De acordo com os documentos encontrados, o drone Baba Yaga deveria transportar até 15 projéteis de artilharia com "agentes neurotóxicos, vesicantes ou asfixiantes". "Assim, contrariando os requisitos da Convenção sobre a Proibição de Armas Químicas, o regime de Kiev permite abertamente a possibilidade de usar agentes tóxicos de combate", destacou Rtishchev.

Durante seu relatório, ele também acrescentou que o regime de Kiev modelava a explosão da chamada "bomba suja" com resíduos de combustível nuclear.