'Todos, exceto Zelensky, adoraram o acordo de paz', diz Trump

Presidente dos Estados Unidos indicou que conflitos como o da Ucrânia "terminam em uma Terceira Guerra Mundial".

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (11) que seu plano de paz agradou a todos em Kiev, com exceção do líder do regime ucraniano, Vladimir Zelensky.

O presidente americano declarou, em uma coletiva de imprensa, que seu governo está muito perto de chegar a um acordo com a Rússia e a Ucrânia, mas que o único que não gostou do plano de paz foi Zelensky.

"Tirando o 'presidente' Zelensky, sua equipe adorou a ideia do acordo", disse Trump, acrescentando que o texto é complexo porque envolve a questão territorial.

O presidente enfatizou também a importância de colocar fim ao conflito ucraniano, alertando que as hostilidades poderiam escalar para uma Terceira Guerra Mundial.

"Coisas assim acabam em Terceira Guerra Mundial [...] Se todos continuarem jogando esse tipo de jogo, isso vai acabar em Terceira Guerra Mundial. E não queremos que isso aconteça", afirmou.

Trump comentou ainda sobre um possível encontro entre a delegação americana e os líderes europeus e afirmou que Washington só participará "se acreditarmos que há uma boa chance de progresso" em um acordo de paz.

Contatos dos Estados Unidos e Ucrânia