Notícias

Vencedor do Eurovision 2024 renuncia ao troféu por participação de Israel

O cantor criticou a continuidade da presença do país na competição apesar de autoridades internacionais apontarem para a prática do crime de genocídio contra o povo palestino.
Vencedor do Eurovision 2024 renuncia ao troféu por participação de IsraelGettyimages.ru / Jens Büttner

O artista suíço Nemo Metter, vencedor do Eurovision de 2024, anunciou na quinta-feira (11) que irá devolver seu troféu em protesto contra a contínua participação de Israel na competição, em publicação em suas redes sociais.

O Eurovision é uma competição musical internacional organizada anualmente pela União Europeia de Radiodifusão (UER), que abrange emissoras da Europa, do Mediterrâneo e da Ásia Ocidental. Israel passou a participar do evento em 1973, foi anfitriã em 1979, 1999 e 2019, e é tetracampeã pelos anos de 1978, 1979, 1998 e 2018.

"O Eurovision diz defender unidade, inclusão e dignidade para todos. Esses valores sempre deram sentido ao concurso para mim", afirmou Nemo. "Mas a participação contínua de Israel, em um momento em que a Comissão Internacional Independente de Inquérito da ONU concluiu que há um genocídio em curso, mostra um claro conflito entre esses ideais e as decisões tomadas pela União Europeia de Radiodifusão".

Segundo Nemo, o concurso estaria contribuindo para suavizar a imagem do país, enquanto a UER mantém a posição de que o Eurovision é "apolítico".

Desde a autorização de participação de Israel na edição de 2026, cinco países — Espanha, Irlanda, Holanda, Eslovênia e Islândia — anunciaram que não participarão do concurso neste ano.

*O movimento internacional LGBT é classificado como uma organização extremista no território da Rússia e proibido no país.