
Restrições à participação de jovens atletas russos em torneios sob bandeira e hino são suspensas

A Comissão Executiva do Comitê Olímpico Internacional (COI) tomou nesta quinta-feira (11) a decisão de suspender todas as restrições à participação de jovens atletas da Rússia e de Belarus em competições internacionais de esportes olímpicos, incluindo esportes por equipes, conforme consta em um comunicado publicado no site da entidade.
Durante os debates no âmbito da 14ª Cúpula Olímpica, realizada na cidade suíça de Lausanne, foi apoiada "a recomendação da Comissão Executiva do COI de que os atletas jovens com passaporte russo ou belarusso não tenham mais seu acesso restringido a competições internacionais juvenis, tanto em esportes individuais quanto coletivos".
Além disso, durante a cúpula, foi reconhecida a importância da neutralidade política para o Movimento Olímpico e reafirmado que "os atletas têm o direito fundamental de acessar o esporte em todo o mundo e competir livres de interferências políticas ou pressões de organizações governamentais".
O organismo indicou que a aplicação do levantamento das restrições "levará tempo", mas, ao mesmo tempo, indicou que os princípios já "devem ser aplicados aos Jogos Olímpicos da Juventude Dakar 2026 e são recomendados para adoção por todas as Federações Internacionais e Organizadores Internacionais de Eventos Esportivos em seus próprios eventos juvenis".

Outras restrições continuam
As restrições aos atletas russos, tanto jovens como adultos, foram impostas pelo COI em 28 de março de 2023. Por enquanto, o organismo continua mantendo as medidas para as competições de categoria sênior, embora indique que "elas serão revisadas conforme necessário".
Além disso, as sanções impostas pelo COI contra os governos da Rússia e da Belarus continuam em vigor.
"Em particular, a restrição sobre credenciamentos ou convites para eventos esportivos internacionais ou reuniões para funcionários governamentais da Rússia e da Belarus deve continuar em vigor tanto para eventos seniores quanto juvenis", diz o comunicado.
Da mesma forma, o COI indica que as Federações Internacionais devem continuar evitando organizar ou apoiar competições esportivas internacionais na Rússia, mas essa recomendação não se aplica mais à Belarus.
